15-1-2019 13:49 | #1 |
smmpereira
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:15 Janeiro de 2019 |
|
| Posts:3 |
 |
 |
|
Infiltrações terraço |
 |
Boa tarde,
Vinha pedir a ajuda do fórum para me esclarecer nalgumas dúvidas.
Comprei o ano passado um duplex com terraço (ficando este directamente por cima da sala). Passado cerca de 1 mês e devido às chuvas torrenciais que ocorreram começou a pingar na sala e também no quarto (este fica por baixo do terraço do vizinho…).
Pelo que apurei o terraço é pertença do condomínio mas com uso exclusivo meu (algo deste tipo… só se acede pelo meu apartamento).
Contactei o seguro multirriscos associado ao empréstimo que fiz e informaram que não era com eles pois devia-se a problemas de impermeabilização do terraço. (não pagam a reparação dos tectos nem a impermeabilização do terraço…).
Descrição do prédio na caderneta:
Bloco habitacional de cave, rés de chão,1ºandar e sótão aproveitado, submetido ao regime de propriedade horizontal e constituído por 7 fracções autónomas.
Dúvidas:
1) Quem paga a impermeabilização do terraço? Eu? Condomínio? Mix?
2) Quem paga a reparação dos tectos?
3) Posso instalar algum género de protecção para a chuva no terraço? Preciso de que autorização? |
 |
 |
|
|
 |
15-1-2019 15:08 | #2 |
Claraapa
Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:23 Março de 2018 |
|
| Posts:63 |
 |
 |
|
Re: Infiltrações terraço |
 |
Boa tarde.
Os terraços de cobertura são sempre área comum. Informe imediatamente a administração de condomínio (carta registada com aviso de recepção). Tire fotos a tudo. Inclua o relatório do seguro.
E peça que resolvam pois é uma obra urgente (devem marcar uma reunião para aprovação de orçamento das obras a realizar nos dois terraços com problemas).
Se não houver dinheiro disponível no condomínio, poderá ter que entrar com algum dinheiro para ver resolvido o problema em tempo útil. Mas peça factura de tudo o que gastar para ter comprovativos, se tiver que avançar para tribunal para lhe devolverem o que gastou!
|
 |
 |
|
|
 |
15-1-2019 15:14 | #3 |
smmpereira
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:15 Janeiro de 2019 |
|
| Posts:3 |
 |
 |
|
Re: Infiltrações terraço |
 |
Obrigado pela resposta!
As reparações incluem os tectos da sala e quarto?
E quanto a obras para protecção do terraço (algum género de cobertura) é necessária aprovação por todos os condóminos?
|
 |
 |
|
|
 |
15-1-2019 15:19 | #4 |
rjbv
Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:11 Agosto de 2017 |
|
| Posts:69 |
 |
 |
|
Re: Infiltrações terraço |
 |
Tenho um duplex análogo ao seu.
Vamos às questões que colocou:
1) Quem paga a impermeabilização do terraço? Eu? Condomínio? Mix?
R: se a situação é como descreveu, a responsabilidade é do condomínio. Se for do seu interesse, pode propor uma repartição de encargos diferente daquela que resulta das regras vigentes no seu condomínio.
2) Quem paga a reparação dos tectos?
R: os danos no tecto deveriam ser, também, suportados pelo condomínio. Normalmente os seguros multirrisco, se existirem, cobrem esta situação.
3) Posso instalar algum género de protecção para a chuva no terraço? Preciso de que autorização?
R: o terraço é parte comum pelo que o que deve ser feito por si é promover a necessidade da reparação (urgente) junto do administrador.
Esta é sempre uma situação muito complicada porque, talvez por deformação intelectual, os vizinhos dos andares inferiores entendem que não têm telhado, apesar de estar explícito o contrário em todos os documentos oficiais. O seu objectivo deverá ser fazer com que o administrador assuma a promoção da intervenção a cargo do condomínio e, para isso, deve trabalhar, mesmo assumindo parte dos encargos se necessário for (é um conselho).
Se não funcionar, aconselho-o a solicitar junto do seu município uma vistoria de segurança e salubridade (pode ter custos). No meu caso resultou.
|
 |
 |
|
|
 |
15-1-2019 15:22 | #5 |
smmpereira
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:15 Janeiro de 2019 |
|
| Posts:3 |
 |
 |
|
Re: Infiltrações terraço |
 |
| Obrigado! |
 |
 |
|
|
 |
9-3-2019 21:16 | #6 |
liliane56
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:9 Março de 2019 |
|
| Posts:28 |
 |
 |
|
BEM-VINDO ::::: EMPRÉSTIMO GRATUITO :::: UMA EQUIPE DINÂMICA |
 |
| BEM |
 |
 |
|
|
 |