|
 |
|
 |
Fórum do Portal |
 |
Fórum do Portal > Portugal - Administração
Assuntos de Administradora de Condimínio |
 |
|
|
 |
1-4-2021 15:58 | #1 |
Bebop_Girl
Participativo
|
 |
|
 |
Condómino |
Registo:18 Abril de 2012 |
|
 |
 |
|
Assuntos de Administradora de Condimínio |
 |
Gostaria de colocar questões como recem administradora:
1. solicitei ficha de condómino para ter dados corretos, para recibos e assinaturas; caso não me facultem, o que posso fazer?
2. O regulamento aprovado por unanimidade preve multa de 25€ caso o pagamento de quota não se faça até 13 dias da data limite. Posso e devo emitir avivo de cobrança com valor de multa se ocorrer?
3. posso solicitar que algum condomino abandone a assembleia, convocada para reuniar (4 condominos) em jardim comum de forma a permitir distanciamento, caso seja malcriado ou inconveniente? Coloco em ata?
4. qual o valor minino para avançar para julgados da paz, em situação de incumprimento de pagamento de quota? |
 |
 |
|
|
 |
1-4-2021 18:50 | #2 |
Orabolas
Membro Premium
|
 |
|
 |
Condómino |
Registo:14 Dezembro de 2003 |
Local: Lisboa |
 |
 |
|
Re: Assuntos de Administradora de Condimínio |
 |
Citação: |
1. solicitei ficha de condómino para ter dados corretos, para recibos e assinaturas; caso não me facultem, o que posso fazer?
|
Com a lei da Segurança dos Dados Pessoais deu origem a uma maior dificuldade em recolher esse tipo de informação que, no entanto, deverá ser restringido ao mínimo necessário para que o condomínio funcione. Para que quer a assinatura? Não é nenhuma entidade bancária.
Bastará o nome, morada (para os não residentes), NIF, nº telefone e email, se o tiver.
2. O regulamento aprovado por unanimidade preve multa de 25€ caso o pagamento de quota não se faça até 13 dias da data limite. Posso e devo emitir avivo de cobrança com valor de multa se ocorrer?
|
Um regulamento aprovado funciona, para o condomínio abrangido, como uma extensão da lei. E, se aprovado por unanimidade mais força terá. É para ser aplicado. Aplique-se.
3. posso solicitar que algum condomino abandone a assembleia, convocada para reuniar (4 condominos) em jardim comum de forma a permitir distanciamento, caso seja malcriado ou inconveniente? Coloco em ata?
|
A definição de "malcriado ou inconveniente" tem uma grande subjectividade e, diria, que só em casos muitos extremos se deverá aplicar e, se possível, com o voto maioritário dos presentes. Mas tem problemas desse tipo com 4 condóminos?
4. qual o valor minino para avançar para julgados da paz, em situação de incumprimento de pagamento de quota?
|
O JP não tem mínimos mas máximos. As causas não poderão ir além de 15.000 € ( de memória). |
 |
__________________ |
!OºO!OºO!
"Se vires um pobre com fome não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio chinês
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
|
 |
|
|