Username Password
 
Lembrar dados?
Entrar
Registe-se
Recuperar Password
Publicidade
Membros Online
+ 0 utilizadores ( visitantes e membros)
Publicidade

Créditos Bancários

Informações ao Banco de Portugal
4-4-2001 18:54
De forma a garantir a protecção da vida privada dos cidadãos, todas as pessoas com acesso aos dados recolhidos na central estão sujeitas ao segredo profissional, de acordo com os artigos 78º a 84º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.

Qualquer pessoa, devidamente identificada, pode tomar conhecimento junto do Banco de Portugal, da informação existente a seu respeito neste ficheiro, bem como solicitar a rectificação, caso se justifique. Refira-se, contudo, que a correcção de informações só pode ser realizada pela comunicação de nova informação pelas entidades responsáveis, pois são elas que verificam o cumprimento ou incumprimento dos contratos que celebram.

Este serviço está regulamentado pelo decreto-lei nº 29/96, de 11 de Abril, que visa adequar a legislação nacional à realização de operações transfronteiras de crédito ao consumo, prevendo a necessidade de obter informações sobre clientes de outros estados-membros que solicitem crédito no mercado português e vice-versa.

As informações centralizadas neste ficheiro são actualizadas mensalmente pelas entidades participantes, sujeitas à supervisão do Banco de Portugal. Mensalmente são fornecidos os saldos de fim do mês das responsabilidades decorrentes das operações de crédito realizadas com pessoas singulares e colectivas, residentes e não residentes.

Em contrapartida, mensalmente, o Banco de Portugal fornece informações às entidades participantes. Esta informação abarca nove tipos de créditos, desde responsabilidades comerciais, financiamentos por desconto até ao crédito em mora e em contencioso. Para além da informação mensal, a entidade pode obter informação sobre as responsabilidades, nomeadamente de um cliente particular não devedor, mas que tenha solicitado crédito.

A Central de Riscos de Crédito, sendo um instrumento importante na redução do risco do crédito, contribuí para a prevenção do endividamento excessivo. A minimização do risco de crédito favorece tantos os consumidores como os profissionais do crédito.

Leituras: 1441  
Não existe nenhuma sondagem em curso...
Partilhe connosco alguma situação engraçada, curiosa ou estranha que tenha ocorrido no condomínio.

Porque nem tudo tem que ser aborrecido ou questões legais!
COVID 19: Como é que os condóminos devem lidar com esta ameaça?
Elevador: a mais-valia da modernização
LDC alerta para lacuna fiscal na validação das faturas de 2019
Defeitos graves e não graves nas instalações de gás: quais são?
A importância dos hidrantes exteriores
Manutenção do prédio: uma prioridade (de)vida!
Que tinta escolher para a fachada do edifício?
Como juntar e separar frações autónomas?
Dicas para elaborar o orçamento do condomínio
Atenção às placas de sinalização!
O que fazer com a casa do porteiro quando ele não existe?
Que administrador eleger?
Impacto do Alojamento Local nos condomínios
Alterações na fatura da água
Alteração ao prazo das inspeções às instalações de gás
Pesquisar