Username Password
 
Lembrar dados?
Entrar
Registe-se
Recuperar Password
Publicidade
Membros Online
+ 0 utilizadores ( visitantes e membros)
Publicidade

Notícias

Vai ficar por casa estas férias? Saiba como entreter os miúdos!
quarta-feira, 18 de Agosto de 2021 | 15:58   lida: 52 vezes

Se vai ficar por casa no mês de agosto ou até se não tiver férias neste período, coloca-se com certeza uma dúvida: como entreter os mais novos em casa durante tanto tempo?

Caso não tenha a possibilidade de deixar os seus filhos num ATL ou até com algum familiar, deixamos aqui algumas sugestões sobre como ocupar os mais pequenos durante estes longos três meses de verão:

Crie rotinas – de leitura!

Infelizmente, nem todas as crianças são apreciadoras de leitura – mas está provada a importância que este hábito tem para o seu desenvolvimento cognitivo e também criativo. Por isso, as férias podem ser uma excelente oportunidade para incutir rotinas de leitura. Os miúdos acordam às 9 horas? Perfeito, então às 10 já podem dedicar 30 minutos à leitura de um livro!

Motive os chefs de cozinha!

Até pode criar um esquema rotativo – à segunda-feira a mãe cozinha, à terça-feira é a vez do Joãozinho e depois da Francisca. Claro que os mais novos deverão ter supervisão de adultos, mas envolver as crianças na definição das ementas e na confeção das refeições é uma excelente forma de as ensinar a cozinhar, ao mesmo tempo que vai acabar por aliviar os pais das responsabilidades culinárias.

Institucionalize o movimento!

Quando estamos mais tempo em casa, é muito fácil cair na rotina do sofá e da televisão, pelo que é essencial contornar essa tendência mais sedentária. Assim, todos os finais de tarde podem ser dedicados a, por exemplo, 15 minutos de exercícios simples que podem até ser inspirados nos tutoriais de youtubers bastante afamados junto dos mais novos.

Envolva-os nas tarefas!

Já sabemos que, quando os miúdos estão em casa, é difícil garantir a máxima limpeza e organização – afinal, acabamos por encontrar migalhas e brinquedos espalhados um pouco por todos os espaços. Por isso, é importante responsabilizar os mais novos por rotinas e tarefas que dizem respeito a toda a família: pôr a mesa, secar a loiça, colocar o lixo nos pontos de reciclagem, entre outras.

Junte os amigos!

E, porque as férias também são uma excelente oportunidade para se estar mais com os amigos, que tal escolher um dia da semana para um lanche ou até para uma festa do pijama? Até pode combinar dias rotativos com os pais das outras crianças, ficando elas em casa umas das outras – o que, convenhamos, até dará umas horas de paz e descanso aos pais que ficam ‘de folga’!

Incentive o espírito altruísta!

No seu condomínio tem um vizinho mais idoso e isolado? Então, se não houver constrangimentos, pode sugerir que os seus filhos o visitem todos os dias – para simplesmente saber como é que ele está ou até para lhe levarem as compras ou um pequeno mimo feito pelos próprios (como um bolo).

Induza o empreendedorismo!

Os seus filhos já são jovens e autónomos? Então, estarão com certeza com idade para começar a aumentar as suas responsabilidades – podendo, no vosso bairro, fazer serviços de compras ao domicílio, baby-sitting ou até passear os cães dos vizinhos.

Desafie a criatividade!

E como as férias são longas, pode lançar um desafio aos seus filhos: criarem um qualquer projeto que deve estar finalizado antes de as aulas recomeçarem. Pode ser uma construção, um livro ou até um filme produzido pelos próprios, mas a ideia é que consigam chegar ao final dos três meses de férias com algo feito por eles mesmos e que resuma o que de melhor fizeram este verão.

Como vê, com alguma organização e originalidade, é possível definir rotinas que não só ocupam como ainda ajudam ao desenvolvimento dos mais novos!

Notícia inserida por: Administrador
Comentar Notícia
Acesso Reservado a Membros
Insira os seus dados de acesso a membros para poder efectuar um comentário.

Caso não seja um utilizador registado!
Ao realizar o registo pode aceder a todas as áreas restrictas do site.
O registo é GRATUITO.
Comentários Comentários a esta notícia ( 0 )
Share/Bookmark
Não existe nenhuma sondagem em curso...
Partilhe connosco alguma situação engraçada, curiosa ou estranha que tenha ocorrido no condomínio.

Porque nem tudo tem que ser aborrecido ou questões legais!
Como não se perder no meio de um incêndio
Perigos que vêm pela chaminé
Orçamento anual do condomínio é da responsabilidade dos condóminos
Infiltrações – Causas, consequências e repararações
Quem são os nossos vizinhos?
Manutenção das bocas-de-incêndio é obrigatória!
Extintor de água aditivada ABF: o mais indicado para o condomínio
Todos têm que participar nas inovações?
4 dicas para formar os futuros condóminos
Cuidado com o que guarda nas arrecadações!
COVID 19: Como é que os condóminos devem lidar com esta ameaça?
Elevador: a mais-valia da modernização
LDC alerta para lacuna fiscal na validação das faturas de 2019
Defeitos graves e não graves nas instalações de gás: quais são?
A importância dos hidrantes exteriores
Pesquisar