Username Password
 
Lembrar dados?
Entrar
Registe-se
Recuperar Password
Publicidade
Membros Online
+ 0 utilizadores ( visitantes e membros)

Notícias

Lisboa classifica alojamento local como habitação
terça-feira, 13 de Dezembro de 2016 | 10:23   lida: 819 vezes

Notícia
O Plano de Director Municipal (PDM) de Lisboa define o alojamento local como habitação. A classificação é contrária à decisão do Tribunal da Relação da mesma cidade, que dá razão aos condomínios no seu poder de bloquear esta actividade. "Uso habitacional compreende as áreas afectas à residência unifamiliar e colectiva, incluindo instalações residenciais especiais (estabelecimentos de alojamento local e residências destinadas a estudantes ou a idosos, que, em função da dimensão da área e dos serviços prestados, manifestem especial compatibilidade com o uso habitacional)", pode ler-se no instrumento em que assenta a gestão do território municipal.


O mesmo segue no sentido do de um guia orientador do Turismo de Portugal, designado "Abordagem ao sector do turismo na revisão de PDM". Citando a legislação aplicável, o documento refere que "os estabelecimentos de alojamento local carecem de autorização de utilização para fins habitacionais". Assim sendo, são elegíveis para este uso. Analisados estes elementos, conclui-se que a decisão da Relação de Lisboa, datada de Outubro, não terá tido em conta esta definição de "uso habitacional" presente no PDM lisboeta bem como o Regime Jurídico da Exploração dos Estabelecimentos de Alojamento Local (RJAL). "Destinando-se a fracção autónoma, segundo o título constitutivo, a habitação, não lhe pode ser dado outro destino (alojamento mobilado para turistas)", defendeu a instância.


A mesma argumentou que "a condómina viola a lei, praticando uma actividade comercial" e que "prevalece o direito à habitação, superior ao direito ao comércio e ao lucro". Em alternativa, a Relação sugere à proprietária que arrende a casa no mercado tradicional.


Já a decisão do Tribunal da Relação do Porto, num acórdão de Setembro, parece ter em conta esta definição legal do alojamento local. "O conceito de alojamento está contido no conceito de habitação. A utilização para alojamento de turistas não diverge da utilização para habitação. A pessoa alojada não pratica no local de alojamento algo que nela não pratique quem nele habita: dorme, descansa, pernoita, tem as suas coisas", pode ler-se.


Uma alteração do uso habitacional requerido pelas unidades de alojamento local para um regime específico – como proposto pela Associação da Hotelaria de Portugal – significaria, antes de mais, uma revisão do PDM lisboeta e do próprio regime que enquadra a actividade.


Depois, e seguindo outra proposta da hotelaria, seria criada uma dupla barreira aos empresários deste sector junto dos condomínios onde estão instalados: a autorização para ter um alojamento local e a autorização para a mudança do uso da fracção.


O Governo, através da secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho, já fez saber que está a fazer o "levantamento das questões que existem sobre o alojamento local" junto das autarquias e associações. Depois desse trabalho, já em 2017, deverá ter lugar uma alteração ao referido regime. Da paz ao ataque directo "Não temos guerra contra o alojamento local", garantiu ao Negócios o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, em Novembro. Não foi preciso um mês para a associação hoteleira apresentar um estudo e novas propostas para o sector concorrente, considerando ser necessária a autorização do condomínio. A ALEP, que representa o alojamento local, alertou logo para uma futura "guerra dos condomínios" se as vontades da AHP avançassem, eliminando 70% do sector. Foi com a divulgação de uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que o assunto se tornou ainda mais polémico, já que se validava o poder dos condomínios de bloquear o alojamento local se assim o entendessem.



in Jornal de Negócios Online
Notícia inserida por: Administrador
Comentar Notícia
Acesso Reservado a Membros
Insira os seus dados de acesso a membros para poder efectuar um comentário.

Caso não seja um utilizador registado!
Ao realizar o registo pode aceder a todas as áreas restrictas do site.
O registo é GRATUITO.
Comentários Comentários a esta notícia ( 2 )
alojamento local : nome chic para pensão
Enviado por: TOUNABOA (TOUNABOA)  |  26-5-2017 13:47
Subscrevo na integra o comentário da #celestepena
alojamento local : nome chic para pensão
Enviado por: celeste pena (condómina)  |  13-12-2016 21:39
a minha HABITAÇÃO não se chama estabelecimento,

não pago iva sobre receitas,

não tenho beneficios fiscais,

não tenho bed e breakfast,

não alojo turistas diferentes a cada 3 ou 4 dias,

paredes riscadas das escadas pelas malas,

barulho escada acima , escada abaixo,

por isso as pensões, com nome chic de alojamento local são uma actividade comercial...que uma simples habitação não tem!

E... o PDM tem primazia sobre o Código Civil??? não sabia







Share/Bookmark
Pesquisar
Limpa-chaminés Centro
(Indústria e Comércio - Higiene e Limpeza)
Descrição: Limpeza manutenção e reparação de chamines, algero ...
Distrito:  Lisboa
Concelho:  Sintra
Telemóvel:  965232114
Não existe nenhuma sondagem em curso...
Partilhe connosco alguma situação engraçada, curiosa ou estranha que tenha ocorrido no condomínio.

Porque nem tudo tem que ser aborrecido ou questões legais!
Autarquias enchem cofres com elevadores
Já limpou a sua chaminé?
Obras urgentes no condomínio: quem paga?
Sabia que os elevadores estão cada vez mais eficientes?
Loja do Condomínio expande pela reconversão de empresas
Loja do Condomínio estabelece parceria com DECO PROTESTE
Perigos que a limpeza do condomínio pode esconder
Administração de Condomínios - Negócio cada vez mais atrativo
Cargo de administrador: obrigatório ou voluntário?
O seu condomínio gasta muita energia?
Loja do Condomínio realiza estudo nacional sobre valorização das habitações
Tempo quente, tempo de escapadelas
Gestão de condomínios sem enquadramento fiscal
Exigida a dedução de despesas de condomínio no IRS
LDC alerta para falta de enquadramento fiscal na gestão de condomínios
Pesquisar

Bookmark and Share